|  Abertura  |  Leitura Crítica  |  E-Books  |   Livros  |   Cronologia de Publicações  |  Artigos  |   Autores Escolhidos   |  Sobre o Autor  |


ISSN 2525-8591

-
ISSN 2525-8591


Publicação semestral da e-book.br, destinada a disponibilizar
um artigo por número nos sites e-book.uefs.br e linguagens.ufba.br, além da plataforma issuu.com.
Por constituir um instrumento acadêmico de alcance permanente
na divulgação de artigos,
Folhetim seleciona textos, preferencialmente, já publicados.
 
Endereço da redação de Folhetim:
Rua Doutor Alberto Pondé, 147/103, Edfício Pedras da Colina.
Salvador, Bahia, Brasil. Cep: 40 296 250. E-mail do editor: cidseixas@yahoo.com.br

CONSELHO EDITORIAL
     
Adriano Eysen (UNEB)
Cid Seixas (UFBA / UEFS)
Dante Lucchesi (UFF)
Flávia Aninger Rocha (UEFS)
Moanna Brito S. Fraga (UESB)

Myriam Barbosa da Silva (UFBA)
      
Editor:
Cid Seixas


-


FOLHETIM 1|
A RETÓRICA DA SEDUÇÃO:

GABRIEL SOARES DE SOUSA  E O
 TRATADO DESCRITIVO DO BRASIL,
por Francisco Ferreira de Lima.

Empenhado em convencer o rei Felipe II a custear uma expedição à cabeceira do rio Paraguaçu, onde se supunha haver ouro em quantidade incontável, Gabriel Soares de Sousa usa de todos os trunfos ao seu alcance. Um deles é, a todos os títulos, a magistral descrição do Brasil, que, muito mais tarde viria a se chamar Tratado descritivo do Brasil. Para persuadir o rei, Soares de Sousa se utiliza de dois irrefutáveis dispositivos retóricos. De um lado, elenca minuciosamente o acervo de maravilhas da nova terra – nalguns casos beirando o fantástico; de outro, praticamente a cada página, faz ver ao rei o conjunto de ameaças externas prestes a tomar de Sua Majestade esse paraíso. O artigo dedica-se a mostrar os fundamentos dessa retórica da sedução.

 



-




FOLHETIM 2 |  A CIÊNCIA DA LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O CASO DO LIVRO DE PORTUGUÊS DO MEC, por Dante Lucchesi.
A polêmica gerada pela notícia de que o MEC estava distribuindo um livro de português que “ensinava a falar errado”, veiculada na grande imprensa, reacendeu o debate sobre a língua vernácula e o seu ensino, em um tom há muito tempo inédito no Brasil. Nesse debate, aflorou a contradição entre os avanços alcançados nas políticas publicas de ensino de língua e o atraso que marca a visão hegemônica na sociedade.

 
-


FOLHETIM 3 |
 UMA VIAGEM PLURAL:
 A POÉTICA DE FERNANDO PESSOA,
 
por Cid Seixas.
 

Uma assertiva de Fernando Pessoa define a sua poética, onde a neurose e o processo de criação estabelecem um permanente diálogo: “A base do gênio lírico é a histeria.”  Colocando a histeria como fonte do material primeiro da produção lírica, o poeta toma a arte como uma forma de percepção e construção do mundo divergente da forma estabelecida pela tradição da cultura. Mesmo tentando fazer passar a heteronímia como resultado da condição de “possesso”, como na correspondência aos escritores da geração de Presença, romanceando a aparição demiúrgica do Mestre Caeiro, o poeta insiste que é a inteligência juntamente à reflexão que conferem a esse fenômeno o estatuto estético.


-

 


FOLHETIM 4 | EDIÇÃO DOS POEMAS DE ÁLVARO DE CAMPOS, 
por Cleonice Berardinelli.
Em 1987, convidada pelo Professor Ivo Castro, coordenador da Edição Crítica das Obras de Fernando Pessoa a ser editada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, pus-me a trabalhar na Biblioteca Nacional de Lisboa, buscando no Espólio III, lá existente, os textos poéticos de Álvaro de Campos, com atribuição de Fernando Pessoa, ou aqueles que, sem atribuição, me pareciam, por vários motivos, ser de sua “autoria”. Em 1990 vinha à luz o volume a que se chamou II, por ser de textos do heterônimo, mas que, na verdade, era o primeiro da coleção.



-

FOLHETIM 5 | DAVID SALLES E A TEORIA REGIONALISTA:
CENAS LITERÁRIAS BAIANAS NOS SÉCULOS XIX E XX
 
por Itana Nogueira Nunes.
Em





-


Issuu.com é uma plataforma criada em Copenhagen, na Dinamarca,
publicando milhares de livros, jornais e revistas de leitura gratuita.
Segundo a edição inglesa da Wikipedia, o site conta com mais de cem milhões de leitores em todo o mundo.

.

-
-

    Abertura
       



      
Sobre o Autor

       Conhecer Pessoa


 

 
Este site foi concluído e disponibilizado  no mês de outubro de 2016, passando em seguida a ser atualizado para inclusão de novos dados.
cidseixas@yahoo.com.br